10 coisas para aprender com Harvey Specter

Aprenda com Harvey Specter lições para vida

Assistir seriado pode ser mais do que um passatempo. É possível tirar ensinamentos e aprender algo enquanto se assiste a uma série nas horas vagas. Dessa forma, hoje vamos falar do personagem Harvey Specter, do seriado Suits (USA Network). Specter é um homem que dá uma aula de racionalidade na hora de resolver os problemas. O protagonista vive com bastante dinheiro, mulheres, estilo e bons negócios em seu escritório de advocacia. Como o próprio personagem diz: “A vida é isso. Eu gosto disso”. 

1 – Vença suas batalhas antes de lutar.

Harvey Specter, como bom advogado que é, sempre opta por vencer uma causa antes mesmo dela chegar ao tribunal. Afinal, encarar uma corte é sempre mais arriscado. Portanto se você tiver a chance de vencer seu inimigo sem precisar ir à guerra, faça-o. 

2 – Corra riscos.

Sua vida será chata e entediante se você não correr riscos. O risco é um fator determinante no sucesso de alguém. A habilidade de calcular riscos somada a alguma sorte pode impulsionar a carreira de alguém. Transforma algo pacato e entediante em algo majestoso e excitante. Claro que é importante saber qual é o tamanho do risco que você está correndo, certamente insistir num risco muito alto poderá te levar a consequências catastróficas.  

3 – Você nunca vencerá de forma grandiosa se seu único foco é minimizar as perdas.

Se você quer alcançar algo, precisará ir pra rua e correr atrás você mesmo. Você jamais terá sucesso se sentar e esperar as coisas chegarem até você. Quando há uma oportunidade, não há motivos para não a aproveitar por completo. Não tente manter o seu status-quo ou minimizar suas perdas. Esse tipo de atitude apenas mostrará sua fraqueza, e talvez seja um obstáculo na busca por sua grandeza igualmente.   

4 – Seguir todas as regras não te levará a lugar algum.

Se você não estiver disposto a quebrar as regras de vez em quando, você sempre estará em desvantagem em relação aos seus concorrentes. Porque no mundo corporativo e na vida em geral, as pessoas eventualmente irão quebrar algumas regras. Se você não fizer, ficará para trás. 

5 – Jogue com as pessoas. Não com as cartas.

Não estruture suas atitudes sempre em pensamentos lógicos e cartesianos. Qualquer pessoa consegue reproduzir fórmulas de venda ou empreendedorismo. São aqueles que sabem tomar atitudes certas baseadas na inteligência emocional e na percepção subjetiva das pessoas que chegam ao topo. 

6 – Aparência é importante.

A forma como você se veste tem um grande impacto na forma como as pessoas te veem. A primeira impressão é a que fica, e o jeito como você se apresenta fará toda a diferença na prospecção de um novo cliente. 

7 – O sucesso do seu cliente é o seu sucesso.

Parece bastante óbvio, não é mesmo? Seu foco não deve ser apenas deixar o seu cliente satisfeito ou feliz. Seu foco deve ser fazer o seu cliente dar certo. 

8 – Mantenha sua compostura mesmo em situações difíceis ou constrangedoras.

Na selva, se um animal demonstra sua fraqueza, será atacado por algum predador. Harvey Specter sabe disso. Saiba controlar as suas inseguranças e medos em situações difíceis. Isso irá mostrar força e jogo de cintura da sua parte, somando pontos positivos para você. 

9 – Não tenha sonhos. Tenha metas.

Sonhar é bom e nos faz almejar coisas maiores. Mas Harvey sabe que, se não traçarmos objetivos, não teremos foco e disciplina para chegar onde queremos.

Como costuma dizer Jorge Paulo Lemann, um dos maiores empresários brasileiros, “ter um sonho grande dá o mesmo trabalho de ter um sonho pequeno”. Transformar esses sonhos em metas fará você alcançar conquistas que jamais imaginou. 

10 – Não perca tempo explicando o problema. Resolva-o.

Harvey Specter não gosta de ouvir seus funcionários murmurando sobre problemas ou reclamando sobre o tanto que será difícil resolvê-los. Harvey prefere que as pessoas apontem a solução, ou pelo menos ajudem a encontrar uma saída. 

Assim como o personagem, ninguém gosta de ficar ouvindo rodeios a respeito de como algo não pode ser solucionado. Então, gaste o seu tempo com a resolução das coisas e leve o resultado final. Ponto para você. 

Artigo escrito por Breno Marco, consultor de gestão e marketing jurídico, sócio proprietário da Blue Space Consultoria. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *