6 estratégias de marketing para escritórios de advocacia

Você está anunciando e distribuindo conteúdo de marketing sobre o seu seu escritório de advocacia sem uma estratégia clara e precisa? Se sim, eu tenho algo para lhe contar: Você não está sozinho. Na verdade, a maioria dos profissionais (e não falo aqui apenas dos advogados) não possui uma estratégia bem direcionada, o que acaba prejudicando o marketing para escritórios de advocacia.

Entender porque suas ações de marketing falham e criar uma estratégia consistente, voltada para resultados, são componentes essenciais para o sucesso do seu escritório.

Falhas comuns do plano de marketing para escritórios de advocacia

Antes de começarmos a entender o que fazer para seu plano funcionar, é importante entender onde ele provavelmente não está funcionando.

Existem dois motivos principais pelos quais os planos de marketing para escritórios de advocacia falham:

A primeira é que eles são muito táticos, ou seja, focados na execução e operação. Isso não é de todo ruim, o problema é a falta de planejamento: A estratégia, e não a tática, deve ser o motor propulsor de suas iniciativas de marketing. Se suas táticas não se alinham com uma estratégia bem desenhada, você não atingirá seus clientes ideais, muito menos obterá bons resultados.

O segundo é que eles tendem a copiar a concorrência. Embora seu concorrente possa ser bem-sucedido de determinadas maneiras, você deve lembrar que você não é sua concorrência. O que funciona para eles nem sempre funciona para você. Saber o que a concorrência está fazendo é fundamental para criar uma estratégia de diferenciação, e não para fazer igual.

Considere as estratégias do seu escritório de advocacia

Se você já possui um plano de negócios, é hora de avaliá-lo para garantir que ele esteja alinhado com seus valores e metas atuais. Esse alinhamento é essencial antes de considerar qualquer tipo de ação ou estratégia de marketing. Uma estratégia de marketing bem-sucedida sempre alinha e melhora a estratégia de negócios. Se os objetivos estão desalinhados, ambas as estratégias provavelmente ficarão aquém de seu alvo e reduzirão qualquer retorno potencial sobre o investimento.

Você tem uma marca?

A sua marca realmente representa tudo o que seu escritório de advocacia é? Uma marca é muito, muito mais do que um logotipo: é a mensagem e a promessa que você faz para clientes passados, presentes e futuros. A marca da sua empresa deve ser facilmente compreensível, ter um significado profundo e coerência.

Então, antes de começar a pensar na estratégia global de marketing, é essencial garantir que sua marca transmita.

Quem é o seu público-alvo?

Saber quem é seu público-alvo e quais são suas necessidades podem ajudá-lo a posicionar o seu escritório como uma solução viável para seus problemas. Este conhecimento também ajudará a orientar como você investe seus valiosos reais de marketing para o escritório de advocacia.

A publicidade para um público amplo não é eficaz se a maioria deles não precisa de seus serviços. Por outro lado, comunicar a mensagem errada ao seu público-alvo também pode ser um uso fraco dos recursos. Obter a mensagem correta para o grupo certo de pessoas é essencial.

Por exemplo, digamos que você opera um escritório de advocacia familiar em Curitiba que se concentra em casos de custódia infantil. Se você começar a anunciar no Facebook com um anúncio geral de “contato com nossa empresa” para qualquer pessoa dentro de 25 milhas de seu escritório, você estará fazendo publicidade para uma rede ampla e sem foco. Agora, se você sabe que seus clientes ideais são mulheres casadas em seus 30 anos, você pode criar um anúncio personalizado sobre custódia de filhos e, em seguida, definir parâmetros específicos para um grupo demográfico específico. Você alcançará menos pessoas, mas todos os que vêem seu anúncio se encaixam no seu público-alvo e, portanto, serão mais propensos a se tornar um cliente.

Para descobrir quem é seu público-alvo, você pode fazer uma lista das principais características em comum dos seus melhores clientes. Assim, você passa a entender melhor o processo de pensamento que ele pode utilizar ao procurar os serviços que você fornece. A Rock Content destacou o que é Público-alvo: o que é e como dialogar com quem você precisa!

Como está a sua presença online? 

Seu site, página do Facebook e quaisquer outros portais de conteúdo que atinjam seu público são fundamentais para o sucesso do seu escritório e de qualquer estratégia ou tática de marketing que você emprega. O marketing para escritórios de advocacia tem papel fundamental sobre o que aparece sobre o profissional. O cliente de hoje quase sempre o pesquisará online antes de entrar em contato com você. Ele vai procurar por comentários e depoimentos que validem as experiências dos clientes anteriores com seu escritório.

Dado interessante: mais da metade dos usuários de smartphones encontram novas empresas ou produtos que são úteis para eles pesquisando no navegador de seus celulares. Portanto, assegure-se de que o seu site seja responsivo e facilmente acessível para que sua reputação online seja favorável e robusta. O Google possui uma ferramenta gratuita para você checar se o seu site é responsivo.

Vá além e faça um teste – digite o nome do seu escritório de advocacia simulando uma consulta de pesquisa em uma janela do navegador para ver o que os potenciais clientes podem ver ao procurar seu negócio. Será que eles iriam gostar do que encontram? Será que eles serão estimulados a entrar em contato com você com base nessas informações? Se você respondeu não a uma dessas perguntas, é hora de incorporar o gerenciamento da sua reputação online na sua estratégia de marketing para seu escritório de advocacia.

Considere os recursos para investir em marketing

Usar recursos de forma eficaz e eficiente é essencial para uma execução bem-sucedida da estratégia de marketing para escritórios de advocacia. Os recursos mais importantes e comuns são o orçamento, o tempo e o pessoal – na maioria das vezes, estes também são os recursos mais desafiantes para se garantir. Apenas algumas empresas citam a falta de orçamento como um de seus maiores desafios de marketing:  17% das empresas afirmam que contratar e reter talentos é seu maior desafio. Portanto, avalie com precisão e honestidade os recursos que você realmente tem disponíveis e isso te ajudará a criar uma estratégia de marketing sustentável e eficaz.

Seja realista com o marketing para o seu escritório de advocacia

Se você deseja que sua estratégia de marketing alcance múltiplos propósitos, estará correndo o risco de não alcançar nenhum. Comece mirando apenas um alvo e, conforme suas campanhas evoluem, amplie o alvo.

Sabemos o quão importante é uma estratégia de marketing para escritórios de advocacia. Embora exija muito planejamento e brainstorming, estabelecer uma base sólida antes de criar uma estratégia de marketing é essencial para a prosperidade a longo prazo do seu escritório.

Nós sabemos da sua rotina “corrida”, porém, a falta de tempo não pode mais ser uma desculpa na advocacia!

Artigo escrito por Breno Marco, consultor de gestão e marketing jurídico, sócio proprietário da Blue Space Consultoria.

1 comentário em “6 estratégias de marketing para escritórios de advocacia”

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