Advogado: saiba como atrair e fidelizar os clientes do seu escritório de advocacia

Atrair e fidelizar clientes, essas são as duas questões mais complexas que os escritórios de advocacia enfrentam. Os gestores precisam compreender que o atendimento ao cliente engloba não apenas o encontro e troca verbal de informações, isso vai muito além. O atendimento se inicia na interatividade do site do escritório, e não termina com o encerramento do processo, é preciso desenvolver algo que vá além da “batida do martelo”, para que dessa forma os clientes sejam fidelizados, e o relacionamento se perpetue.

Gerir a experiência do cliente não é nada fácil. Essa costuma ser uma tarefa bem difícil, principalmente para escritórios pequenos e médios, pois nesses casos os sócios estão envolvidos na gestão e operação do negócio. Pesquisas constataram que os erros de atendimento são os grandes responsáveis pela insatisfação e perda de clientes. Pensando nisso, nosso consultor Breno Marco da Blue Space Consultoria, separou os 4 principais erros que os escritórios de advocacia cometem e as 4 melhores soluções para atrair e fidelizar clientes.

Então, vamos começar pelos erros.

1. Falta de informação consistente

Os diversos processos dos quais um só advogado é responsável, a dura rotina do escritório, os inúmeros questionamentos dos clientes, são muitos os motivos que fazem com que a informação que o cliente necessita demore tanto para chegar até ele. Os clientes, em sua maioria, acreditam que o advogado deve ter exclusividade para ele, e nós sabemos que não é tão fácil quanto eles pensam. Porém, não informá-lo da movimentação e andamento da ação é um erro que pode custar à fidelização do mesmo. Isso faz com que o cliente passe a acreditar que você está ocupado demais com outros processos, e não tem tempo para se dedicar a sua ação. Por isso, é preciso tomar muito cuidado, pois isso pode levá-lo a procurar outros profissionais.

2. Equívocos na cobrança de honorários

A desorganização e não cumprimento de prazos, além das cobranças em desacordo com o previamente combinado são motivos que afastam definitivamente o cliente. As cobranças inadequadas prejudicam a imagem do escritório e confiabilidade do cliente. Por isso, é preciso ter organização e ficar bem atento aos cálculos antes de realizar a cobrança dos honorários.

3. Relatórios extensos e com vocabulário incompreensível

É importante que os advogados utilizem a norma culpa para redigir seus relatórios. Mas para facilitar a comunicação com o cliente é preciso flexibilizar a escrita e enxugar os relatórios o máximo possível. Entregar um relatório enxuto, com as informações mais relevantes, como a fase que o processo está, quais etapas ainda estão por vir e quais as consequências práticas da decisão a ser tomada, é o suficiente para compreensão e satisfação do cliente. Além disso, acaba otimizando o trabalho do seu escritório.

4. Esquecer o cliente após o fim do processo

Um erro muito comum nos escritórios de advocacia é encerrar o relacionamento com o cliente no momento em que o processo é encerrado. Manter uma base de contato com todos os clientes que já foram atendidos pelo escritório é extremamente necessário. Isso reforça o nome do escritório e reafirma a credibilidade e reputação do mesmo.

Agora que você acabou de avaliar os erros que pode estar cometendo, eu Breno Marco, consultor da Blue Space separei as principais soluções para que você possa atrair e fidelizar os seus clientes. São elas:

1. Mantenha contato contínuo com seu cliente

Sabemos que manter um contato constante, enviando informações a respeito da ação dos clientes não é uma tarefa fácil, mas é extremamente necessária. Existem diversos softwares jurídicos que armazenam todos os dados do cliente e o histórico do caso. Isso poderá facilitar o relacionamento do seu escritório com os clientes. Esses softwares permitem que a informação seja transmitida ao cliente de diversas formas. É possível liberar um acesso restrito às informações que ele precisa, para que as consulte quando quiser, ou então enviar um e-mail automático para o cliente sempre que houver alguma novidade no andamento do processo. Não importa como, o importante é mantê-los informados sobre as movimentações processuais de forma rápida, prática e objetiva, sem atrapalhar o andamento do escritório.

2. Utilize a internet como facilitadora

Diferentemente do que muitos pensam, as redes sociais podem ser um excelente canal de relacionamento entre advogado e cliente. Por meio de sites de relacionamento é possível ampliar o alcance das mensagens e manter o escritório na lembrança do cliente. Um modo bem simples e efetivo de prender a atenção dos seus seguidores é criar publicações explicativas, para que eles possam compreender seus direitos, assim, eles passam a associar a lembrança da informação ao nome do seu escritório. Há outras diversas formas e estratégias de marketing a serem aplicadas no escritório de advocacia, clique aqui e saiba mais sobre elas e como inseri-las no seu negócio.

3. Treine sua equipe de atendimento

O atendimento é o cartão de visita do escritório. Ter uma boa equipe é fundamental para que os clientes sejam bem recepcionados e se sintam confortáveis em seu negócio. Para isso, é fundamental instruir perfeitamente a sua equipe de atendimento, para que seus clientes se sintam seguros e obtenham sempre respostas completas e claras. Tenha sempre confiança nas pessoas que compõe a sua equipe, pois será necessário que elas tenham acesso a diversas informações processuais. Além disso, um bom atendimento influencia não apenas a produtividade de seu escritório, mas também a percepção da equipe e dos clientes sobre sua empresa.

4. Proporcione uma boa experiência ao cliente

Aquela famosa frase “o cliente tem sempre razão”, não cabe na solução dos processos, mas é necessário que seja respeitada pelo escritório. É sempre importante lembrar que o cliente tem o poder de decisão, ele pode decidir se permanece com você para novas demandas ou busca outro advogado. Por isso, proporcionar uma experiência boa ao cliente se tornou algo tão relevante na gestão de relacionamento. No meio jurídico é importante que as expectativas sejam atendidas. Com isso, por mais que o resultado processual não seja positivo para o cliente, a avaliação total do serviço prestado e a eficácia no decorrer da ação passam a ser mais valiosos do que os benefícios recebidos. Desse modo, o cliente saberá que pode confiar nos serviços prestados por seu escritório.

Espero ter contribuído para que você possa pensar em inovações e melhorias na gestão de relacionamento do seu escritório de Advocacia.

Artigo escrito por Breno Marco, consultor de gestão e marketing jurídico, sócio proprietário da Blue Space Consultoria.

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