A gestão estratégica para escritórios de Advocacia

Gestão estratégica: da importância a aplicação nos escritórios de advocacia.

Breno Marco

A gestão estratégica para escritórios de Advocacia se coloca, hoje, como uma condição indispensável para o escritório buscar melhorar as suas operações e, assim, alcançar os seus objetivos com maior velocidade. É uma excelente ferramenta para aumentar o diferencial do negócio competitivo no mercado.

Se ainda não adota essa solução em seu escritório, fique comigo e conheça melhor, a seguir, sua importância nos negócios advocatícios.

O que é gestão estratégica?

Um escritório de advocacia é formado por diversos setores que atuam em conjunto para alcançar os objetivos que foram traçados a partir de um planejamento estratégico. Neste contexto, surge a gestão estratégica, que é a maneira de gerir todo o corpo de um escritório, com foco em planos inteligentes que vão ajudá-lo a alcançar os seus interesses.

Em suma, a gestão estratégica pode ser compreendida como uma forma de gerir que envolve a definição de objetivos ou metas, análise do ambiente empresarial, tanto interno como externo, e a criação de planos estratégicos, bem como a sua execução e acompanhamento. Tudo isso alinhado ao planejamento estratégico.

Qual a importância da gestão estratégica para o escritório de advocacia?

No âmbito dos escritórios de advocacia, a gestão estratégica assume papel fundamental. Pois é com base nesse modo de gerir que eles podem tomar decisões mais acertadas, traçar caminhos inovadores, bem como conquistar novos desafios: aumento de clientes, aumento do número de processos ou causas, maior destaque no mercado e potencializar a sua autoridade em seu campo de especialização.

Foi-se o tempo em que se acreditava que somente alguns setores do mercado precisavam gerir os seus negócios de forma estratégica. Hoje, em qualquer setor é fundamental proceder dessa maneira, até mesmo por uma questão de sobrevivência.

Vale dizer, conforme a Editora Fórum, que a quantidade de escritórios que temos hoje no Brasil passa da casa dos 100 mil, o que torna esse mercado ainda mais concorrido e faz da gestão estratégica uma ferramenta fundamental para se obter destaque.

Quer conversar com um de nossos consultores? Estamos disponíveis no WhatsApp pelo (67) 99310-9436.

Aplicação da gestão estratégica no escritório advocatício

A gestão estratégica é um processo e, como tal, precisa seguir um rito para que seja aplicada no ambiente advocatício. Em outras palavras, é preciso realizar um diagnóstico do estabelecimento, com o objetivo de melhor entender a sua realidade, como por exemplo, o número de clientes, o diferencial dos advogados, entre outras coisas que possam ajudar a dar forma e uma concepção da realidade do negócio, isso de forma nua e crua.

Com base nisso, é preciso montar planos estratégicos, que orientem os gestores a gerirem os negócios do escritório de forma estratégica, sempre se baseando em dados consistentes, tanto sobre a realidade interna como externa da organização.

Gostaria de ajuda para aplicar a gestão estratégica em seu escritório de advocacia e, dessa maneira, vê-lo crescer muito mais? Em caso de resposta positiva, entre em contato conosco! Teremos o maior prazer em conversar com você sobre o assunto!

*Breno Marco é sócio fundador da Blue Space Consultoria, especialista em gestão empresarial e marketing jurídico para escritórios de advocacia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *