Marketing jurídico para advogados: 10 dicas para conquistar mais clientes

Diferentemente do que muitos pensam, o marketing jurídico para advogados tem ganhado centenas de adeptos diariamente, e passou a ser um dos meios mais eficazes na divulgação do trabalho dos escritórios de advocacia. Sendo considerado a melhor alternativa para construção e fortalecimento dos advogados.

Com papel essencial para o sucesso de qualquer negócio, o marketing se tornou uma excelente forma de popularizar os escritórios de advocacia. Com as mudanças nos hábitos de consumo e das relações entre clientes e profissionais, a necessidade de investir em publicidade para os escritórios fica cada vez maior. Mas antes de investir em planos de marketing é preciso se atentar se os mesmos se enquadram no código de ética estabelecido pela OAB. Pensando nisso, nosso consultor Breno Marco separou 10 dicas de marketing jurídico para advogados.

Dica 1 – Estimule as Indicações

Existem formas de fazer marketing orgânico, ou seja, sem investimento monetário, e uma das mais eficazes é o estímulo de indicações. Grande parte dos clientes dos escritórios de advocacia são oriundos de indicação. A confiança que o profissional passa para o cliente já fidelizado faz com que este indique para seus amigos e conhecidos os serviços prestados pelo escritório. Por isso, atender bem o cliente, apresentar feedbacks regulares sobre o processo que o envolve e estabelecer canais de relacionamento e confiança são essenciais para estimulá-lo a indicar o seu escritório.

Dica 2 – Produza Conteúdo de Valor

O conteúdo produzido pelos escritórios para comunicação com o público é muito importante. Palestras, eventos online, blog dentro do site, textos explicativos nas redes sociais, são algumas das diversas formas de divulgação do escritório. Explorar esses meios é uma forma simples, orgânica e eficaz de marketing marketing jurídico para advogados. Mas é importante respeitar as limitações impostas pelo código de ética.

Dica 3 – Fortaleça a Presença Online

Estabelecer e fortalecer a presença dos advogados e da empresa nas plataformas digitais é de suma importância para o marketing do escritório. Para isso, é importante que haja cuidado e acompanhamento das redes sociais. A contratação de uma empresa ou de um funcionário para focar exclusivamente no marketing jurídico do escritório pode ajudar a popularizar e manter o engajamento do negócio.

Dica 4 – Priorize os seus Clientes

O marketing jurídico para advogados possibilita uma maior aproximação entre o escritório e os clientes fixos e clientes potenciais. Otimizar os canais de comunicação possibilitará que os interessados entrem em contato pelas mais diversas redes. Mas, para que esse contato seja eficaz, é preciso que o feedback seja oferecido ao cliente de forma rápida, prática e objetiva.

Dica 5 – Introduza o Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é uma das principais estratégias de marketing digital. Ele é responsável por aproximar a empresa do cliente por meio de conteúdo relevante. Aprovado pelo código de ética da OAB, ele pode ajudar a transformar a imagem do escritório, além de aumentar a visibilidade do negócio na internet. Essa ferramenta ajuda a empresa no ranqueamento do Google, principal plataforma de pesquisa do mundo.

Dica 6 – Participe ou Desenvolva um Canal Jurídico na Internet

Outra forma eficaz de fazer marketing jurídico e ganhar exposição sem violar o código de ética da OAB é participar de canais especializados na internet. Por meio dessa plataforma é possível se conectar com outros profissionais e trocar experiências interessantes, além de expor os serviços do escritório ao público. A produção de um conteúdo relevante e de caráter informativo permite que mais pessoas sejam alcançadas.

Dica 7 – Realize Anúncios Online 

Anúncios no Google, em sites do mesmo segmento, blogs e nas mais diversas redes sociais é permitido pelo código de ética da OAB e são extremamente eficazes. Esses canais são excelentes para atrair o público, possibilitando que clientes potenciais tenham acesso ao perfil de seu escritório. Além disso, esses anúncios são segmentados, então a eficácia deles é ainda maior. Eles possibilitam que diversas pessoas entrem em contato com o seu conteúdo e requisitem seus serviços.

Dica 8 – Participe de Eventos

Os eventos ligados ao exercício da profissão jurídica, ou até mesmo de outros segmentos, possibilitam a promoção do seu escritório e dos serviços que você oferece. Estar presente nesses eventos possibilita o Networking e é de suma importância para ganhar espaço e credibilidade no meio jurídico. A frequência e relacionamento interpessoal são essenciais para que você e seu escritório ganhem oportunidade de palestrar nesses eventos. Além disso, eles passam a servir de vitrine para o seu negócio e serviço, e os darão credibilidade e confiabilidade aos efeitos de todas as outras ações de marketing jurídico para advogados.

Dica 9 – Desenvolva uma Base de Clientes e Realize um bom Networking

Desenvolver estratégias para montar uma base de clientes potenciais é importantíssimo para as ações de marketing jurídico. Reter informações de clientes e criar uma plataforma para que eles possam registrar esses dados, é uma forma de reter, conquistar e fidelizar pessoas. O e-mail marketing é um meio de divulgar o trabalho do escritório e anunciar os benefícios e informações relevantes oferecidos pelo mesmo. Existem plataformas gratuitas como o Mailchimp que automatizam o e-mail marketing.

Possuir uma grande rede de relacionamentos é importantíssimo para um bom advogado. Fazer networking com pessoas de cargos mais elevados no mercado, como grandes empresários e pessoas que agem como formadores de opinião, é uma forma eficaz e simples de espalhar a sua marca e popularizar o seu escritório.

Dica 10 – Utilize as Redes Sociais para Divulgar Bons Conteúdos

Suas redes sociais e perfis online precisam ser utilizados exclusivamente para tratar de assuntos profissionais. Oferecer para os seus clientes dicas e conteúdos simples, curtos e fáceis de compreender, como textos explicativos, possibilitarão a aproximação e interesse dos mesmos para com o seu trabalho e escritório. Confira este outro artigo que traz 6 estratégias de marketing para escritórios de advocacia.

Artigo escrito por Breno Marco, consultor de gestão e marketing jurídico, sócio proprietário da Blue Space Consultoria.

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