Software jurídico para o escritório de advocacia

A tecnologia tem se consolidado como uma ferramenta necessária para o exercício da advocacia. Ela está diretamente ligada à produtividade, cumprimento dos prazos e organização do ambiente de trabalho. As ferramentas utilizadas para administrar o negócio, os compromissos e o controle de processos precisam estar de acordo com as necessidades de cada escritório. Neste artigo explicaremos a importância do software jurídico para o escritório de advocacia

Um erro recorrente nos escritórios de advocacia é o acumulo de informações no papel. Muitos advogados insistem em anotar dados importantes em papéis soltos. Além disso, por não ter um software jurídico para o escritório de advocacia que corresponda as reais necessidades, a informação acaba se espalhando em diversos softwares, planilhas e aplicativos.

Não apenas organização e controle, o software jurídico faz com que o gestor mantenha seu escritório produtivo e eficiente, além de ser um meio de administrar o tempo e organizar os compromissos, prazos e tarefas. Por isso, o nosso consultor Breno Marco da Blue Space, explicará as funcionalidades e facilidades dos softwares para escritório de advocacia, e como eles podem ajudar você a economizar tempo e dinheiro.

Antes de aprender mais sobre os softwares jurídicos você precisa avaliar a situação do seu escritório para medir o tamanho da necessidade de implementá-lo em seu negócio. Para isso, separamos 3 perguntas das quais você precisa se fazer:

Você tem pouco ou nenhum controle das atividades desenvolvidas no escritório?

Se quando você se ausenta do escritório e a sua maior preocupação é conseguir acompanhar a execução das atividades, mas não consegue fazê-lo, pois as pessoas de sua equipe utilizam ferramentas diferentes para realizar as tarefas e nem sempre é possível acessá-las à distância, então você precisa de um software para unificar e facilitar o acompanhamento e gerenciamento das tarefas.

Você tem dificuldades em delegar tarefas?

Se em seu escritório é comum fazer solicitação de demanda por meio de ligação, e-mail e Whatsapp, e você sente falta de um feedback quando as tarefas são cumpridas, você precisa de um software para registrar as solicitações e realização das tarefas.

Em seu escritório as informações estão dispersas ou em arquivos físicos?

Se você está guardando os documentos, anotações, histórico de clientes e outras informações em arquivos físicos, agendas em papel e cadernos de controle, pode ter problemas futuros com perda de informação. Então, não perca tempo e busque um software para acoplar essas informações.

Você ainda está com dúvidas sobre a implementação de um software jurídico em seu escritório? Quero te apresentar 5 benefícios oferecidos pelos softwares. São eles:

Gerenciamento de processos e casos

Guardar processos redigidos manualmente durante anos é um dos grandes problemas dos escritórios de advocacia. Você deve se lembrar da primeira vez que escreveu uma petição inicial, acompanhou os andamentos no site do tribunal, registrou em documentos informações importantes. No início, fazer tudo isso manualmente poderia não parecer um grande problema, mas com o aumento da demanda os impactos dessas tarefas na gestão do escritório acabaram ficando cada vez maiores, não é mesmo?

Esse problema tem uma solução muito simples. Existem softwares jurídicos que fazem busca automática de processos e casos. Para isso, basta digitar o número do processo, selecionar o tribunal e pronto! Assim você consegue acompanhar o andamento de todos os seus processos sem juntar centenas de papéis. Confira neste outro artigo mais dicas para gestão do escritório.

Redação de peça jurídica

A redação de peça jurídica está presente na rotina de todo advogado, mas geralmente essa atividade toma bastante tempo. Se você está com problemas para realizar essa tarefa, não se desespere! Existe software jurídico para facilitar e agilizar essa atividade. Por meio dele é possível criar os seus próprios modelos e salvá-los para usar quantas vezes quiser. Além disso, o acesso fica disponível para os colaboradores, facilitando e agilizando a entrega das peças.

Organização dos documentos

Você arquiva os documentos do escritório em pastas físicas ou em planilhas online, mas com o aumento dos processos tem notado que isso está ficando inviável? Um software jurídico pode resolver o seu problema. Com ele é possível armazenar todos os seus documentos de forma organizada e com acesso controlado para colaboradores. Além disso, você pode vincular esses documentos a processos, casos e clientes, etiquetando-os de acordo com categorias.

Gestão de projetos e equipe

Se você está com problemas na rotina de seu escritório, no que se diz respeito à gestão de projetos e equipe, existem softwares que podem te ajudar e facilitar a gerir essas tarefas. Por meio do software jurídico é possível visualizar os responsáveis por cada demanda, em qual parte do processo eles se encontram e quais os possíveis impedimentos que surgiram. Com isso, você poderá acompanhar o trabalho dos seus colaboradores, além de designar tarefas para cada um deles de um jeito prático e fácil.

Armazenamento de informações e histórico de clientes

O bom relacionamento com o cliente é fundamental para o sucesso do escritório de advocacia. Atrair novos clientes e fidelizar os antigos não é uma tarefa fácil. A impaciência e ansiedade por meio dos clientes é algo muito presente nos escritórios.

Se você tem sofrido com as ligações constantes dos clientes pedindo um feedback em relação ao andamento de processos e tem perdido muito tempo com essa demanda, então precisa instalar um software o mais rápido possível. Existem softwares jurídicos que armazenam em um só lugar todos os dados do cliente e o histórico do caso. Deste modo, com apenas alguns cliques você conseguirá as informações necessárias para passar ao seu cliente. Além disso, existem softwares que permitem que você libere um acesso restrito às informações que o seu cliente precisa para que ele mesmo possa consultar quando quiser. Mas se você busca por algo ainda mais prático, há alguns softwares que permitem o envio de um e-mail automático para o cliente sempre que houver alguma novidade no andamento do processo.

Conclusão

Independentemente do tamanho do seu escritório, nós da Blue Space recomendamos fortemente que você implemente o quanto antes um software jurídico no seu escritório de advocacia. Visto que existem diversas opções no mercado com preços muito acessíveis, não faz sentido ficar administrando diversas planilhas ou itens similares.

Esperamos ter esclarecido pontos importantes para que você tome essa decisão. Uma pequena observação: nós não vendemos e nem temos parcerias com softwares jurídicos, apenas somos adeptos dessa tecnologia que ajuda e acelera muito toda a produção de qualquer organização.

Artigo escrito por Breno Marco, consultor de gestão e marketing jurídico, sócio proprietário da Blue Space Consultoria.

2 comentários em “Software jurídico para o escritório de advocacia”

  1. Pingback: Produtividade para Advogados: Entenda porque a falta de tempo não pode mais ser uma desculpa na advocacia! - Blue Space Consultoria

  2. Pingback: Gestão de escritório de advocacia: Os 3 principais erros que todo advogado comete - Blue Space Consultoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *